Limpeza da Caixa da Água, você sabe a maneira certa de fazer?
- Alto do Maisa
- 9 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Bom, como qualquer utensílio que utilizamos, precisamos também fazer a higienização da Caixa D'água, mas aí surge a dúvida: qual a maneira certa de realizá-la? Vamos por pontos!
A SABESP nos aconselha a limpar da seguinte forma: 1) Programe com antecedência o dia da lavagem, como todo mundo sabe, a caixa demora para se esvaziar. Calcule de forma que preferencialmente fique vazia no final de semana, período que você pode dedicar mais tempo.
2) Você vai precisar de uma escada, a posicione de forma que não tenha possibilidade de escorregar, afinal não queremos acidentes! 3) Feche o registro ou você tem a opção de amarrar a bóia.
4) Reserve parte da água da caixa para fazer a limpeza.
5) O fundo da caixa d'água deve estar com um palmo de água.
6) Para a água não descer, tampe a saída. 7) Utilize um pano úmido para lavar a caixa, caso seja de Polietileno. Caso seja de fibrocimento, utilize uma escova de fibra vegetal. Não utilize detergente, sabão, vassoura ou outras coisas abrasivas. Não esqueça de limpar a tampa da caixa. 8) A sujeira e a água da limpeza será retirada com pá de plástico e balde o fundo deverá ser seco com panos limpos, não esfregue.
IMPORTANTE: nunca descarte a água suja pela tubulação de saída (pontos de consumo, como: torneiras, chuveiros e descargas), pois todos os resíduos provenientes do processo de limpeza ficarão acumulados nesta tubulação e contaminarão a água utilizada para consumo.
9) Com a saída ainda fechada, coloque outro palmo de água mais dois litros de água sanitária, pegue uma caneca de plástico e jogue a água por toda parede da caixa. Deixe agir por duas horas. Não esqueça da tampa da caixa. IMPORTANTE: Adicione cerca de 1 L (um litro) de água sanitária para cada caixa de 1.000 L. Ou seja, se a Caixa for de 500L, adicione 0,5 L (meio litro) de água sanitária. Se ela for de 2.000 L, adicione 2 L (dois litros). 10) Toda vez que as paredes secarem jogue mais água com uma caneca até completar as duas horas. **(NÃO utilize essa água para consumo ou para lavar outra coisa)
11) Após às duas horas e ainda com a boia amarrada, esvazie a caixa. Abra as torneiras e acione as descargas para desinfetar as tubulações da casa. 13) Após descartar toda a água, feche todas as torneiras, chuveiros e descargas, e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água. IMPORTANTE: mantenha o registro de saída aberto.
14) Tampe muito bem a caixa para evitar a proliferação da dengue ou simplesmente para evitar a entrada de sujeira, bactérias e animais. Não esqueça de enxaguar a tampa.
16) Marque a data da próxima limpeza.
*OBSERVAÇÃO*: por segurança, para descartar qualquer resíduo da água sanitária que, porventura tenha ficado na tubulação, utilize a parte da primeira água armazenada na caixa para lavar pisos, banheiros e limpar quintal.
Dúvidas ainda? Assista ao vídeo:
Aproveita nossa promoção:

Curtiu? Dê um like:

Comentários