Como Pintar Parede (para iniciantes e aventureiros!)
- Alto do Maisa
- 2 de jul. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2019
Tem dúvidas sobre como pintar sua parede? Saiba que não é um bicho de sete cabeças, confira este post com o conteúdo passo a passo e faça você mesmo! :D

Antes de tudo, analise a situação da sua parede: Ela está áspera? Está descascando? Caso esteja com essas características será necessário lixar a parede (220 para superfície mais fina, 80 para superfície grosseira).
Está com sinais de umidade ou Infiltração? Neste caso aconselho a procurar um profissional especialista para a reforma da parede, pois talvez seja necessário aplicar outros procedimentos como: a parede está esfarelando, passar o selante, aplicar massa corrida ou gesso, lixar e após isso: a pintura da parede (falaremos disso no post seguinte).
Mas, se tudo estiver okay e você deseja somente mudar o visu da casa, confira a seguir:
Dica: Use roupas velhas e que cubram bem o corpo caso aconteça respingos você protegerá sua pele, use tênis velho ou sapato de borracha. Mancha de tinta não sai!!!
1. Compre todo material necessário:
1.1 Escolha a tinta a ser aplicada. Dica: Dê preferência para tintas acrílicas acetinadas, clique aqui e saiba o porquê neste outro post.
1.2 Rolo de pintura 23 cm de pelo baixo (5mm a 12mm) antigota;
1.3 Misturador de tinta;
1.4 Bandeja de tinta
1.5 Trincha (pincel) de 2 polegadas;
1.6 Lona plástica ou papelão.
1.7 Óculos de segurança;
1.8 Cabo prolongador;
1.9 Escada
1.10 Luvas de borracha
1.11 Fita crepe larga 50mm x 50m
1.12 DICA: Caso queira maior facilidade para pintar os cantos da parede e não precisar comprar pincel e fita crepe, compre o Pad para Recorte ATLAS, confira o vídeo clicando aqui.
Todos esses materiais você encontra a um preço justo na loja de material de construção Alto do Maisa.
2. Retire todos os móveis, se for área externa afaste o carro e prenda o cachorro.
3. Passe fita crepe no contorno da parede que não irá ser aplicada tinta (caso opte por NÃO comprar o Pad de Recorte), não esqueça das tomadas (se possível, tire-as),rodapé, molduras, sancas, batente da porta ou teto. A fita crepe protegerá as áreas que não se deve pegar tintas (quina entre parede e teto, por exemplo).

4. Coloque lona plástica ou papelão no chão próximo a parede, para não manchar o chão.
5. Vista as luvas, Coloque a tinta na bandeja e leia as orientações do fabricante que está na lata, pois é necessário fazer a diluição da tinta (proporcional a quantidade de tinta colocada na bandeja). A tinta Renove da Coral não necessita de diluição.
6. Pegue a trincha e comece pintando o contorno da parede com movimento vai e vem, será necessário a escada para alcançar a parte superior. Isso dará um melhor acabamento à parede. Caso tenha comprado o Pad de Recorte, molhe na tinta e pinte o contorno da parede com o mesmo movimento da trincha.

7. Após, pegue o prolongador e o rolo. Umedeça o rolo em água e retire o excesso deixando-o quase seco, mergulhe o rolo na tinta sem encharcá-lo.
8. Comece pintando pelo lado esquerdo ou direito superior, (se escorrer você não vai ter problema), passe o rolo de cima para baixo, depois, de baixo para cima 2x até completar uma faixa vertical

9. A secagem da primeira mão demora em média quatro horas, mas leia a indicação do fabricante.
10. Segunda mão: é somente seguir os mesmos procedimentos do passo seis a nove. Dependendo da tinta será necessário até uma terceira demão.
11. Antes que a tinta seque, retire a fita crepe.
12. Lave todo material e seque. Prontinho!!
Caso você esteja com dúvidas sobre qual tinta comprar aqui vai outra dica: Compre a Coral Decora Seda, tinta de cor viva, resistente e fácil de limpar. Mas, caso queira maior facilidade compre a tinta Coral Renova, possui um aspecto fosco não necessita diluir e por possuir uma textura com aspecto de creme a quantidade de respingos é MUITO reduzida. Você encontra esses produtos na Loja Alto do Maisa.
コメント