top of page

Como escolher o tipo de tinta

Atualizado: 4 de jul. de 2019

Chega aquele momento que você vai a loja e o vendedor pergunta: tinta acetinada? Fosca? Semi-Brilho? Interno ou externo? E você se encontra naquela sinuca de bico: " o que compro?" Não se preocupe jovem, o Alto do Maisa está aqui para te ajudar!


A escolha da tinta certa é fundamental para uma pintura bem acabada e durável, falemos de tinta então!


Há três tipos de ambiente: área interna da casa, externa da casa e área molhada. Para cada área da casa existe uma tinta específica, então vamos lá:

Tinta Látex PVA

Devido ao seu tipo de Resina é encontrada somente em acabamento fosco, é indicada para áreas internas não molhadas (como a sala, quartos...). Possui pouca resistência ao sol e água, deve ser limpa somente com um pano úmido e pouco atrito. Possui rápida secagem, odor mínimo e pode ser diluída em água. Grande propensão a manchas e seu preço é mais em conta.


Tinta Acrílica Assim como o Látex PVA, possui secagem rápida e é solúvel em água. Sua vantagem é que possui resinas acrílicas que lhe confere alta característica de impermeabilidade e durabilidade, conta com ótima retenção da cor, resistente a agentes químicos e ações do tempo. Devido a isso, pode ser usada em paredes externas e áreas úmidas, como banheiro e lavabo. Mas caso queira, também pode ser utilizada em áreas secas.

Ela possui três versões: Fosco: ótima para disfarçar imperfeições e ondulações da parede, mas tende a acumular mais sujeira e manchas, propensão maior para proliferação de bolores e fungos.

Acetinado: de brilho intermediário, possui maior resistência a fungos e bolores, resistente à limpeza e mais propensa a mostrar as imperfeições da parede. Proporciona a sensação de "toque de seda".

Semi-brilho: A proposta é brilho e reflexos intensos, indicado para superfícies sem imperfeições e sua lavabilidade é maior.


A diluição em água para tinta PVA geralmente é de 50%, enquanto as acrílicas variam de 10 a 30%. Leia as recomendações do fabricante para preparar da maneira certa.


Dicas que você encontra na Loja de Material de Construção Alto do Maisa:

Agora que você entendeu sobre os diferentes tipos de tinta para parede, que tal colocar mão na massa? Confira este post que explica o passo a passo sobre como pintar a parede, clique aqui.

E aí? Gostou do artigo? Então dê um like!



Comments


bottom of page