Como fazer um Jardim
- Alto do Maisa

- 19 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Montar um jardim é mais do que plantar flores, existem pequenos cuidados merecem nossa atenção, tanto em questão da saúde das plantas quanto a harmonização, vamos lá! :)

Primeiro, deve-se avaliar o local que pretende construir seu jardim: em áreas pequenas e próximas da casa aconselhamos a não plantar árvores de grande porte, devido ao risco das raízes estragarem a estrutura da casa, atingir fios elétricos e embolorar paredes e telhados.
Segundo, qual a intensidade e incidência solar? Área de muita umidade? De acordo com a fisiologia da planta ela pode aguentar luz direta ou não, ficar o dia todo no sol ou somente parte do dia... uma boa sacada é observar e de acordo com a característica do local que pretende construir seu jardim conversar com um jardineiro sobre quais flores e plantas escolher!
Solo: é necessário avaliar a fertilidade do solo, como nós, plantas precisam dos nutrientes básicos para um bom desenvolvimento e consequentemente floração. Adubar demais ou de menos pode matar suas plantas. Opte por um substrato de boa qualidade e adube corretamente o solo, lembrando que temos dois tipos: o orgânico e o Inorgânico. Os orgânicos são aqueles de matéria vegetal ou animal que tem o carbono como sua composição, exemplos: húmus de minhoca e a farinha de osso, possuem maior permanência no solo e são absorvidos mais lentamente. Já os inorgânicos, um exemplo é o NPK, são obtidos a partir da extração mineral e na sua composição possui maior quantidade de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), sua absorção é mais rápida. Converse com o jardineiro para saber qual é o mais apropriado para seu solo. Lembrando que deve-se intercalar adubações orgânicas e inorgânicas durante o ano: adubo orgânico nos meses secos, adubo inorgânicos nos meses chuvosos.
Forrações: você pode decorar seu jardim com pedriscos, casca de árvore, cascalhos (seixos), pedra brita e grama.. A grama exige manutenção e cuidados especiais, então, caso queira menos trabalhos invista em forrações mortas como de casca de árvore e pedras.
Decoração: opte por trazer aconchego e um local que possa passar tempo com os amigos e família: puffs, cadeiras e mesas dão um toque especial. Jardim vertical e vasos são uma ótima pedida para deixar seu jardim mais requintado ou em locais pequenos, como a sacada de um apê.
Irrigação: O início da manhã é o horário ideal para irrigar seu jardim, pois a grama tem o dia todo para secar. Caso águe de tardezinha, cuidado na quantidade de água pois pode-se criar um ambiente ideal para o crescimento de fungos, coloque uma quantidade que não fique nas folhas. Uma dica é usar o Temporizador da Amanco, pois você consegue definir frequência, tempo e quantidade de água e você pode encontrá-lo na loja de material de construção Alto do Maísa. Vamos conferir algumas imagens de jardins?
E aí, pretende fazer um jardim frutífero ou de flores? Horizontal ou Vertical?
Se curtiu dê um like! Até segunda que vêm!

























Comentários