Trinca ou rachaduras na Parede, como arrumar?
- Alto do Maisa
- 12 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Primeiro, deve-se fazer uma análise do problema: é superficial acometendo apenas a estética da casa ou é um sintoma de algo mais grave como problema na alvenaria ou estrutural? Vamos comentar passo a passo para te ajudar!!!

Primeiro, não fique nervoso. Na maioria dos casos é possível fazer reparo. Nem toda trinca ou fissura é algo grave, observe se a mesma não aumenta com o passar dos dias, caso esse comportamento ocorra deve-se chamar um engenheiro especialista para avaliar o problema.
Rachaduras: geralmente se apresenta de forma profunda e maiores, às vezes abrindo frestas. Observe se as mesmas estão na diagonal surgindo de cantos, essa característica aponta estrutura danificada. Algumas vezes é possível a passagem de luz e ar.
Trincas: da mesma forma que as rachaduras, se apresentadas na diagonal pode mostrar problemas estruturais, o que muda é que são menores, fechadas sem frestas.
Fissuras: Não atinge a parte estrutural, apenas um problema estético superficial atingindo a pintura e revestimento.
Agora, você deve estar se perguntando sobre como saber se a trinca está aumentando ou não, vamos lá: Para áreas de dentro da casa: faça uma pasta de gesso e água e passe na trinca.
Para áreas externas: faça uma pasta de cal, cimento e água na proporção de 1:1:1 (medidas iguais) e passe na trinca.
Observe: durante uma semana, acompanhe todo o processo. Se a trinca não abrir, você pode fechar a trinca definitivamente, abaixo falaremos sobre. Se abrir procure um engenheiro civil para avaliar a gravidade.
Quais os motivos das rachaduras, trincas e fissuras?
Rachaduras podem surgir devido ao peso excessivo sobre a laje, que é redistribuído para vigas e pilares. Pode surgir também devido ao peso da construção do segundo andar, sendo que a estrutura não foi projetada para aguentar este peso adicional
As trincas podem surgir pelos mesmos problemas da laje e com um adicional de produtos de qualidade ruim ou execução mal feita.
Outros motivos que podemos citar são: Devido a dilatação do material,
Fundação feita de forma errada. Os sinais são: janelas e portas empenadas, piso inclinado e rachaduras.
Se você fez o teste que falamos acima e sua trinca não aumentou, vamos arrumá-la definitivamente:
1. Use mascara. 2. Aumente a trinca nas duas extremidades, retire a camada de massa corrida, pintura, acabamento final e deixar apenas o reboco. Utilize a espátula de formato "V" ou espátula "abre fissuras".
3. Remova o pó com um pincel.
4. Aplique a massa veda trinca da Mactra, alternando o sentido de aplicação para preencher toda a trinca, retire o excesso das laterais para evitar irregularidades na parede. E deixe secar de acordo com o rótulo do produto.
5. Aplique a tela centralizada na trinca, se o sentido da trinca mudar, corte a tela e continue.
6. Utilizando a desempenadeira, passe a massa de tratamento e deixe secar de acordo com a orientação da embalagem do produto.
7. Faça o acabamento com massa corrida (para áreas internas não molháveis) ou massa acrílica (para áreas molháveis). Espere secar.
8. Lixe a parede para dar um melhor acabamento e nivelar com a parede.
9. Retire o pó com um pincel seco, depois com um pano úmido.
10. Pinte a parede
Lembrando que todos esses materiais e dicas você encontra na loja de Material de Construção Alto do Maísa.
Dúvidas ainda? Olhe o vídeo abaixo:
E aí curtiu o post? Se sim dê um like!!!

コメント